Abóbora verde… vocês conhecem?

Oi meninas,

Primeiro de tudo quero pedir desculpas pela ausência e claro, tentar justificar o abandono do site!!!!

Tenho trabalhado muito, graças a Deus e como estamos no início temos muitas coisas para estruturar e resolver! Estou tentando trazer pelo menos uma receita por semana, mas tem ficado cada vez mais difícil!!! Sei que vcs compreendem e prometo que assim que estiver mais livre virei aqui com mais frequência e visitarei a todas tbm!!!!! Beijos no core…

A receita de hoje é bem simples, uma abóbora verde que encontrei na Feira do Guará alguns fins de semana atras e que resolvi fazer à doré com farinha de trigo integral temperada com ervinhas… Segundo a moça da banca onde comprei, ela é aquela abóbora que alguns chamam de jerimum, só que verde. Disse também que normalmente é servida crua e ralada para acompanhar a salada. Jura? Não quis arriscar, por enquanto… vejam como fiz:

Olha que bunitinha… eu lavei bem lavadinha com uma escovinha e coloquei de molho na solução de hipoclorito para higienizar. Depois disso, enxaguei mais uma vez e corte em fatias não muito finas. Salguei e deixei descansando enquanto eu preparava a farinha. Usei então, 1 xícara de farinha de trigo integral, 1 colher de sopa de folhinhas de tomilho, sal, pimenta do reino e páprica (bem pouquinho!).

Passei as rodelinhas na farinha e depois fritei em uma mistura de 50% de óleo para 50% de azeite (só por que o azeite estava pouco nesse dia e tinha um importado que não merecia ser usado em uma receita tão simprinha. Hahahahha!!!).

Não tem fotenha de como ficaram depois de fritas, simplesmente por que ficou tão bom, tão bom… que esquecemos que carecia de foto!!!

Beijoks florzinhas…

Rendez-vous sur Hellocoton !

Tabule de Quinoa do meu jeito…

Gente, estou apaixonada por Quinoa… primeiro foi essa receita aqui e aí resolvi comprar a quinoa em grão para inventar alguma coisa… tinha visto a algum tempo uma receita de tabule com quinoa, mas quem disse que eu achava… aí pensei também que assim que eu pegasse uma receita nova ia ter que sair para comprar ingredientes e não estava muito afim, além do que, tinha muitas verduras em casa e tinha que usá-las! Resultado, fiz do jeito que eu quis e ficou show… heheh

A Saam me apresentou a pimenta doce americana e eu não consegui encontrar no mercado. Um belo dia, em um niver do tio do Jr (marido) encontrei na horta essa belezinha e consegui trazer algumas para casa… ótimo… vou usar em alguma coisa, pode crer! E o dia chegou… a pimenta é essa comprida aí… a mais miudinha é a pimenta de cheiro, muito comum no norte e nordeste e que conheço desde guria…

Primeiro eu piquei todos os ingredientes bem picadinhos… tomate cereja, cebola roxa, pimenta de cheiro, pimenta doce e alho.

Cozinhei a quinoa como manda na embalagem, escorri, lavei em água corrente e escorri mais uma vez! Depois disso, temperei com sal, pimenta, azeite, folhas de tomilho, suco de limão (um pouquinho só!) e misturei com as verduras picadas! Deixei na geladeira para ficar bem frio e servi como entrada em uma almoço com minha irmã!!!! Ela adorou…

Rendez-vous sur Hellocoton !

Peito de frango grelhado com molho de maracujá

Sábado????????????? ai, como assim não é segunda-feira logo para eu ir para SP!!!! Que coisa… acho que eu sou a unica pessoa do mundo que está pedindo para segunda chegar logo… só eu mesmo!!! #aloka

Pronto o momento de devaneio passou…

Ei, deixa eu te contar, aqui em casa, como todos sabem, somos só eu e meu mozi e acontece que sempre que fazemos compras de mercado meu lado chef aflora e meu lado dona-de-casa fica escondido em uma gaveta sem chave no fundo do meu ser… (acho que o momento de loucura ainda não passou!!!) e eu quero comprar o mercado todo, muitas frutas, muitas verduras e sobra falta de tempo e de boca pra comer isso tudo… Mas, sabe, eu tenho me controlado… tanto que comprei apenas dois maracujás para fazer essa receita e achei que estava economizando… o que aconteceu é que quando abri um estava estragado e ao usar o outro, usei só umas duas colheres de sopa da polpa… resultado, o resto ainda está na geladeira… e o que me deixa %$# é que eu sei evitar o desperdício, eu juro que sei!!!! Mas esse ego Chef de Coziunha que compra quiabo e maxixe esperando baixar algo divino para eu inventar a última tendência gastronômica… está me levando a falência… vamos nos controlar né???? Faz favor!!!!!

E vamos a receitinha tbm por favor… chega de lástimas em pleno sábado…

Ingredientes para 2 pessoas: 2 filés de peito de frango | 2 colheres de sopa de polpa de maracujá | sal e pimenta a gosto | 1 colher de chá de açúcar | 1 colher de sopa de tomilho | azeite para grelhar.

Modo de preparo: tempere os peitos com sal e pimenta. Em uma tigela misture o suco com o açúcar e as folhas de tomilho. Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e coloque os filés para grelhar, deixe dourar de um lado e depois doure do outro. Com os filés ainda na frigideira, coloque o maracujá e deixe ferver para caramelizar e está pronto.

Gostaram??? Eu amei!!!!

Beijos,

Rendez-vous sur Hellocoton !

Salmão com mostarda, limão e maple para o Home Doce Home

Oie, hoje tive um tempinho a mais e trago uma receita muito especial… ok, tenho feito muitas receitas especiais, mas tenho feito para a minha família e meus amigos, hoje a receita é especial por que foi feita especialmente para uma blogueira. A Ana Paula do Home Doce Home (aqui e aqui). Eu a acompanho a bastante tempo, já ganhei presente do blog dela, já apareci por lá com fotinho e tudo… dia desses vejo as @metions do twitter e lá estava a Ana elogiando esse humilde blog, recomendando e me fazendo um pedido super especial:

Ana Paula: @tamyrolim Queria fazer um pedido para o blog! Receitinha de Salmão!

Tamy: @anapaula_alm hmmmm!!! Pedido aceito… assim que minha crise de coluna me permintir sair de casa, vou atras do salmão e preparo pra vc! bj

Ana Paula: @tamyrolim Eba!!!

Achei um Salmão lindo e super fresquinho e aí, oq fazer agora??? Tinha que ser uma coisa que tivesse bem a cara da Ana. Aí, pensei, pensei e pensei… e me lembrei que essa menina super fashion usou sapatos amarelos no seu casamento. Achei super moderno e lindo, claro (essa é uma das minhas cores favoritas!)… foi aí que juntei uma idéia aqui, outra ali e resolvi a receita… O tom do molho tinha que ser amarelo, então escolhi a mostarda e já que ela é recém-casada tinha que ser para duas pessoas e como  ela mora em Fortaleza, tinha que ser um molho leve e refrescante, logo pensei no cítrico do limão e para não deixar de ser HOME DOCE HOME o maple veio finalizar a receita… ah! já ia esquecendo… pq a mostarda Dijon, né??? Bem, tem que ter um ar gourmet e phyno, afinal, tenho que mostrar o meu lado chef (cof, cof!!!) e ficou bem assim ó:

Ingredientes para 2 pessoas: 4 filés finos de salmão (eu “separei” os dois lados de duas postas, tirei as espinhas com uma pinça e mantive o couro) | 1 colher de sopa de folhas de tomilho ou tomilho limão | 1 colher de sopa rasa de mostarda Dijon | suco de ½ limão | 1 colher de sopa de raspas de limão | 1 colher de sopa de maple syrup (ou mel, ou melado, ou 1 colher de sopa rasa de açúcar) | flor de sal (essa eu ganhei da Stefânia do blog “Com uma pitada de açúcar” – ela trouxe de Paris, tá, meu bem?) e pimenta do reino a gosto | azeite para grelhar e mais 1 colher de sopa para o molho.

Modo de preparo: limpe os filés de salmão e tempere com sal, pimenta e as raspas de limão. Em um bowl misture a mostarda, o suco de limão, o tomilho e o azeite. Reserve. Aqueça uma frigideira anti-aderente, coloque um fio generoso de azeite e disponha os filés com o couro para beixo, deixe dourar bem, vire de um lado, espere dourar e vire do outro. Quando os dois lados estiverem dourados, retire e reserve. Jogue fora a gordura que ficou na frigideira (ou guarde para usar em outra receita – quem sabe uma massinha ao alho e óleo para acompanhar o salmão?!), despeje a mistura que estava no bowl, acrescente o maple e mais duas colheres de sopa de água. Misture, deixe engrossar um pouco e despeje sobre os filés!!!!

E aí Ana? Gostou do Salmão Home Doce Home??? Sucesso com a receita!!!

Beijos!!!!

Rendez-vous sur Hellocoton !

Costelinha com molho barbecue

Hmmmm, essa receita é pra lá de especial, pois meu mozi que pediu, implorou que eu fizesse e eu nunca fazia, até que um dia, vi uma costelinha relativamente barata e relativamente pequena que desse para fazer para nós dois e não fosse um absurdo de comida…

Pois bem, fiz, ele comeu tanto, mais tanto, que passou mal… hehhe!!!! Mas pergunta se ele engorda???? Nadica de nada…

Vejam as fotinhas e a receita especial:

Primeiro eu limpei bem a costelinha por que não sou muito chegada a gordura (Nutricionista, oi!), coloquei em uma assadeira forrada com celofane para uso culinário e temperei com tomilho, sal, pimenta e um toque de vinagre de vinho tinto.

Adicionei um tomatinho e a cebola roxa pra dar uma bossa na coisa…

Reguei com o MEU (ênfase no meu pq a receita ainda é secreta e estará em uma das aulas de culinária da NutriChef) especial molho barbecue…

Feito isso, amarrei as pontinhas e acrescentei água fervente na assadeira!

Ah! Esse celofane é especial para uso culinário! Aqui em Brasília encontrei no Atacadão do Extra – Assaí.

Levei ao forno pré-aquecido à 200°C e deixei cozinhar por cerca de 40min ou mais, depende do forno. Como o meu tem dourador vai um pouco mais rápido!!! Tirei o papel celofane e a água da assadeira e deixei por mais 20min para dourar e ficar com essa cor caramelo…

Separei as costelinhas e servi com molho barbecue, couscous marroquino (que você já aprendeu aqui como faz e dessa vez eu temperei com uma colher de sopa do barbecue) e o tomatinho com a cebola assada… delírio!!!!

Beijinhos,

Rendez-vous sur Hellocoton !

Molho de tomate com perfume de baunilha

Crianças,

Como estão??? Será que vocês ficaram com saudade??? hahahahah

Vamos a receitinha de hoje…

Eu amo as receitas que a Anna do blog Chef Wanabe faz! Uma que me encantou foi o molho de tomate que leva fava de baunilha e anis estrelado que apelidei de “molho de tomate com perfume de baunilha”, por que é exatamente o perfume que se sente na panela  e no prato!

A receita é a seguinte:

Ingredientes: 2,5Kg de tomate italiano (devido a dificuldade em encontrar tomate italiano de boa qualidade, optei pelo pelati) | 4 unidades de anis estrelado (usei 2) | 1 fava de baunilha | açúcar, sal e pimenta a gosto | 2 raminhos de tomilho | 1 a 2 folhas de louro (não tinha em casa e não usei) | 2 dentes de alho | 1 punhado de folhas de manjericão | azeite  a gosto.

Modo de preparo: lave os tomates e corte-os pela metade. Coloque em uma panela aquecida e tempere com sal, pimenta e um toque de açúcar. Quando os tomates começarem a cozinhar adicione o anis, a baunilha, o louro e o tomilho. Assim que os tomates estiverem bem cozidos pressione-os com um garfo para desmancharem e deixe reduzir por cerca de 1-2 horas. Amasse um dente de alho e coloque na panela junto com o manjericão. Misture bem, corrija o sal e a pimenta e sirva com a receita de sua escolha…

PS: eu ainda usei um pouco de cebola…

Legal né???

Rendez-vous sur Hellocoton !

Amanhã será um lindo dia…

Amores meus… me perdoem, meu dia está atribulado purdimais!!!

Amanhã essa receitinha é toooooooooooooda de você!!!

Molho de tomate com perfume de baunilha!

Rendez-vous sur Hellocoton !

Pernil com damascos

Ei menina, como vai??? E a família???

Então, por aqui está tudo bem… um pouco sem tempo para cozinha hoje, mas receitinhas antigas sempre podem pintar nesse momento de aperto para que vocês não fiquem na mão… hihihi

Acredito que não contei aqui que em breve terei a minha Escolinha de Culinária, vai ser pequenina, mas muito charmosa e junto com ela terei meu consultório de nutrição… ai, ando tão nervosa por conta disso, já gastamos tanto e  oq estava programado para fevereiro, provavelmente acontecerá só em meados de março… tô triste com isso, mas se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, fazer o que né???

Mas chega de lesêra, maninha!

Olha a receitinha do pernil aí, as fotos ainda são do tempo que eu não tinha UMA CÂMERA boa e nem tinha aprendido com a Anna alguns truques de fotografia… mas é válida né??? A receita é do livro Chefs – Segredos e Receitas, páginas 299.

Ingredientes para 6 pessoas:1 fio de óleo de girassol para grelhar | 1kg de pernil de porco desossado | 12 dasmascos secos | 300ml de  vinho branco seco | 20ml de suco de laranja | 1 colher de sopa de açúcar demerara | 250ml de caldo de carne | 250ml de caldo de galinha. PARA A MARINADA: 375ml de vinho tinto seco | 50ml de azeite de oliva | 3-4 tomates cortados em quartos (não usei) | 4 dentes de alho amassados | 1 cenoura pequena cortada em rodelas | 2 talos de salsão picados | 1 talo de alho-poró picado | 1 cebola cortada em rodelas | 1 colher de chá de sementes de cominho | 1 colher de chá de sementes de funcho | 2 ramos de tomilho | ½ maço de hortelã picada (não tinha em casa e não usei) | 1 folha de louro.

Modo de preparo: aqueça o óleo em uma assadeira em fogo médio e doure superficialmente a carne inteira. Misture os ingredientes da marinada em uma vasilha com sal e pimenta-do-reino. Remova a carne de porco do fogo e coloque na vasilha da marinada. Leve a geladeira e deixe descansar por 24h. Em uma panela, ferva os damascos com o vinho, o suco de laranja e o açúcar, transfira para uma vasilha e deixe hidratar por uma noite.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Transfira a carne da marinada para uma caçarola. Ferva a marinada por 15min, removendo a espuma que se formar. Acrescente os caldos de carne e de galinha. deixe ferver e despeje na caçarola onde se encontra a carne. O líquido deve cobrir toda a carne. Tampe e asse por 2h00. Retire a carne da caçarola, passe o líquido por uma peneira fina, coloque em uma panela e reaqueça, deixando ferver levemente até reduzir e ficar espesso. Enquanto isso, fatie a carne. Acrescente os damascos escorridos à carne e regue com o molho. Sirva quente.

Rendez-vous sur Hellocoton !

Carne de panela com molho ferrugem

Heiê, que tal uma carne de panela diferente para animar o seu almoço…

Essa receita, eu e Kamys escolhemos para fazer na nossa maratona gastronômica aqui em casa… Escolhemos a receita do livro 400g – Técnicas de Cozinha, página 321.

É claro que modificamos algumas coisinhas, mas ficou bom d+!!!!

Ingredientes para 6 pessoas: 130g de farinha de trigo (não precisa tanto assim, usei menos e ainda sobrou) | 1 colher de sopa de tomilho seco | 1,5kg de coxão mole cortado em cubos | 30ml de azeite de oliva | 30ml de óleo | 250ml de vinho tinto seco | 370ml de caldo de carne (usei ½ tablete de caldo de carne para 300ml de água) | 370g de tomate pelado (usei mais 30g de Chili Sauce da Heinz) | 1 colher de chá de sementes de cominho | 1 colher de chá de páprica picante | 1 folha de louro | 12 echaclotes | 2 dentes de alho amassados | 1 colher de sopa de folhas de salsa picadas | 100g de azeitonas verdes sem caroço (não usei) | sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: pré-aqueça o forno  a 170°C. Num recipiente raso, misture a farinha, o tomilho, sal e pimenta-do-reino. Passe os cubos de carne nessa mistura, retire o excesso e transfira para outra vasilha. Numa panela, aqueça o azeite e o óleo, doure os cubos de carne aos poucos e escorra em papel absorvente. Quando todos os cubos estiverm dourados, retire o excesso de gordura que ficou na frigideira (mas não lave a panela!). Aqueça novamente a panela e acrescente o vinho tinto, o caldo de carne, o tomate e deixe ferver, mexendo sempre para raspas o fundo da panela. Feito isso, em uma travessa de beira alta, misture a carne com a páprica, o alho, o cominho, as cebolas, a salsa e a folha de louro. Tempere com um pouco de sal e pimenta e acrescente o líquido que estava na panela. Leve ao forno por aproximadamente 2 horas, verificando de vez em quando para que o líquido não seque e se começar a secar acrescente um pouco de água. Quando estiver pronto acrescente as azeitonas.

A receita orginal leva muito mais tempo que essa. Modifiquei para que desse tempo de fazer todas as receitas que decidimos fazer e nos próximos posts vocês poderão ver…

Molho chinês de ameixa
Pudim Yorkshire
Tortinha de massa de pastel

E uma receita-segredo que vai demorar para ser revelada…

Beijok

Rendez-vous sur Hellocoton !

Cocotte de abobrinha

Meninas do meu Brasil e de além mar, nossa, como eu adoro viajar, adoro mesmo… mas, tem uma coisa q me deixa furiosa quando retorno pra casa é ter feito “a limpa” na minha geladeira para nada estragar e assim que eu ponho os pés em casa, a barriga começa a pedir uma comidinha caseira e já viu né??? Nada pra fazer… Eu e marido chegamos de viagem na quinta-feira a noite e graças a Deus temos um mercado na porta de casa, corremos até lá e compramos algumas coisinhas para nos salvar momentaneamente. E o almoço de sexta-feira ficou assim:


Ingredientes para duas pessoas: 1 abobrinha pequena | 5 tomates cereja vermelhos | 5 tomates cereja amarelos | 3-4 galhos de tomilho | suco de ½ laranja | 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico | 2 colheres de sopa de mussarela de búfala cortada em cubinhos | 2 dentes de alho | cebola, sal e pimenta a gosto | 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.

Modo de preparo: corte os legumes em cubinhos, disponha em uma cocotte média e acrescente os demais ingredientes misturando bem, por fim coloque os pedaços de mussarela de búfala. Leve ao forno por 40min. Sirva com peito de frango grelhado e arroz branco…

Não sabe fazer peito de frango grelhado??? Hmmm quer que eu ensine??? Manda ver no comentário aí… quem sabe eu penso no seu caso!!!! Cof cof… metida eu…

Rendez-vous sur Hellocoton !