Legumes assados do Jamie Oliver

Oi amorecos, como estão vocês??

Pra quem acompanha o blog e eu sei que tem gente pra caramba, apesar de não receber muitos comentários, vejo no relatório do google que as visitas estão aumentando… então, pra essas pessoas não deve ser novidade que eu adoro preparar legumes. Sempre rola uma receitinha aqui né???

A de hoje aprendi tem um tempinho já, e como vocês viram no título a receita é do meu amado Jamie Oliver. Vi a receita em um programa e já deve ter uns bons 4 anos que repito aqui em casa… essa receita já foi dada em aula, faz parte do encarte de receita dos meus pacientes e hoej eu ensino para vocês!

O que eu gosto na receita é q sempre podemos mudar os legumes, adicionar algumas ervas, e ir inventando conforme o gosto e o que tem na geladeira.

Ingredientes: 1 cenoura pequena | 4 batatas novas | 1 abobrinha pequena | 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico | suco de 1 laranja | sal e pimenta do reino a gosto | 2 colheres de sopa de alho-poró picado | azeite a gosto.

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas e as cenouras em água fervente até que fiquem ao dente. Em uma assadeira, disponha os legumes,  junte o alho-poró, regue com o suco de laranja e o vinagre balsâmico e tempere com sal, pimenta e azeite a seu gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 45min.

Rendez-vous sur Hellocoton !

Abobrinha amarela… que delícia de descoberta! Caxias do Sul – RS

Oie,

Olha, só pra vcs não falarem que nesse blog não tem mais receita eu resolvi trazer essa receitinha que fiz na minha viagem… como ficamos na casa de nossos queridos amigos Natalina e Diego Francisconi, tivemos acesso a uma cozinha deliciosa e claro ingredientes de primeira…

A receita de hoje me despertou a maior euforia, pois sempre vi dessa abobrinha em sites americanos e europeus e nunca tinha encontrado aqui em Brasília e pra dizer a verdade nem em SP.

Mas deixa eu explicar como foi que eu encontrei essa belezinha… primeiro tenho que falar da rede Zaffari de supermercados que fica em Caxias do Sul, cerca de 20-30min de Flores da Cunha (pra quem mora em Brasília sabe que isso é como ir logo ali). Desde que fiz o curso de gastronomia (em breve teremos post do ICIF) morro de saudade desse mercado e durante o curso, diversas vezes fui até lá para comprar umas coisinhas especiais… o Zaffari tem diversos produtos italianos e algumas importações exclusivas que são de babar. Os temperos que eu trouxe são um deslumbre (tbm vou fazer um post sobre eles…) e fora isso, a variedade de frutas e verduras é de enlouquecer… eu não sabia o que comprar, queria levar tudo, mas não podia… hehehee!

Foi nessa de querer trazer tudo e olhar tudo que achei essa maravilha de abobrinha amarela que tem um sabor muito mais marcante que a italiana que nós conhecemos. Além desse achado culinário, tinha também brotos de coentro e de amaranto, cogumelo porto-belo e cremini in natura, bok-choi por um preço suuuuuuuuuuuuuper camarada, apenas R$2,40 o maço, berinjela branca, laranja californiana, brócolis romano, pimentão roxo e creme… e por aí vai!!!!

Agora, como vocês sabem, pra esse prato que eu fiz não tem receita exata, basta usar a criatividade e usar temperos que combinem e claro, roubar alecrim do vizinho que é a parte infalível da receita… hehehehe…

O que eu usei: alecrim roubado, vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta do reino, chimichurri, cebola roxa, uma abobrinha italiana, uma abobrinha amarela, orégano e queijo parmesão (bem pouquinho)… depois de tudo na assadeira, leva ao forno pré-aquecido à 200°C por 30min e tá pronto!!!!

Rendez-vous sur Hellocoton !

Delicioso hummus de abobrinha

Oi meninas, acabei de fazer essa receita!!! Postei as fotos no FB e agora trago para você aqui…

Eu adoro preparar hummus, nem acredito que essa é a primeira receita que trago para o blog… recentemente fiz com feijão branco e ficou uma delícia!!! Me sinto meio inchada quando como grão de bico, então sempre procuro por receitas diferentes. O de beterraba também é campeão!!!! Qualquer dia faço essas receitas novamente e trago para vocês, ok?

Ingredientes: 1 abobrinha grande | 1 colher de sopa de tahine | 3 dentes de alho | 2 colheres de sopa de coentro picado | 2 colheres de sopa de cebolinha picada | ½ cebola picada | 1 colher de chá de pimenta calabresa | 1 colher de chá de páprica picante | Sal e pimenta do reino a gosto | ¼ de xícara de azeite de oliva | Suco de 1 limão pequeno.

Modo de preparo: em uma frigideira aquecida acrescente 1 fio de azeite de oliva, o alho picado e a cebola, refogue até que fiquem levemente dourados. Em seguida acrescente a abobrinha cortada em cubos pequenos, deixe refogar até ficar macia. Acrescente a pimenta calabresa, a páprica, sal e pimenta do reino, a cebolinha e o coentro, misture bem e adicione cerca de duas colheres de água. Espere mais uns 4min e retire do fogo. Transfira para o copo do liquidificador e acrescente os demais ingredientes. Bata em velocidade máxima até obter um creme liso e homogêneo. Experimente, corrija o sal, a pimenta, o azeite e o limão, bata novamente e sirva frio ou em temperatura ambiente com torradinhas ou pão sírio.

Achei o sabor muito interessante e especialmente gostoso. Lembra o hummus tradicional, mas seu sabor é mais leve. Vale experimentar.

Agora, a pergunta que não quer calar é o que você faz com o pão velho? Não tenho costume de fazer torrada, mas sempre que tem um pão francês e estou com saudade da casa da minha mãe (que quando eu era mais nova sempre tinha torrada!) faço uma torradinha. A de hoje foi feita com chimichurry e azeite. E você? Como você faz?

Rendez-vous sur Hellocoton !

Crumble de vegetais com alecrim

Oi queridonas, que saudade eu estou desse meu cantinho. Ai, minha vida está uma maratona só, graças a Deus! Tenho trabalhado muito e tempo é algo muito escasso ultimamente. Estou na labuta de domingo a domingo e em horário integral… mas está sendo bom para o meu currículo e para a minha vida profissional… essa maratona só acaba em novembro e até lá estarei soltando fogo pelas ventas de tanto stress… hehehehe… mas tudo muito gratificante!!!!!

Agora chega de ladainha, amor!!!!

Receitinha de hoje…

Primeiramente escolha legumes que você adora e cozinhe até que fiquem ao dente, eu usei abobrinha, batata e cenoura. Depois de cozidos, temperei com sal, pimenta, azeite, 2 colheres de sopa de suco de laranja, alho desidratado, alecrim e tomatinho cereja. Para o crumble usei basicamente ½ xícara de farinha de rosca, 3 colheres de sopa de queijo parmesão, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta. Para montar, primeiro pré-aqueça o forno à 200°C e separe pequenas panelinhas untadas com manteiga ou azeite, distribua os vegetais nas panelinhas e cubra com o crumble.  Leve ao forno até que o crumble fique dourado. Sirva com um peixinho grelhado!!!! Fica tudo de bom!!!!

Rendez-vous sur Hellocoton !

Carpaccio de abobrinha e Folhas novas

Oi minhas joaninhas!!!

Ai, estou tão feliz, essa semana foi totalmente Valentine’s Day in my life! Como estou de molho em casa por conta do joelho que resolveu dar PT novamente, marido estava todo cheio de cuidados e em retribuição fiz muito carinho e chamego no meu branquelo azedo! Também fiz muita comidinha gostosa e a medida que meu joelho ia melhorando o cardápio ficava mais caprichado… pra hoje tenho essa receitinha que adoro, prescrevo aos meus pacientes e todos amam! E como não poderia deixar de ser, trouxe as FOLHAS NOVAS, esse ACHADO CULINÁRIO que é o carro chefe nos meus atendimentos e depois explico por que, lá embaixo nas letrinhas verdes!

Ingredientes para 1 pessoa: 3-4 fatias finas de abobrinha italiana | 1 punhado de folhas novas |  ½ colher de sobremesa de ricota | 1 colher de chá de azeite e pimenta rosa a gosto para temperar a ricota | 3 colheres de chá de azeite | 1 colher de chá de vinagre balsâmico | sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:Corte a abobrinha italiana em fatias finas, ferva uma quantidade pequena de água em uma panela e adicione as fatias. Deixe cozinhar até que fique transparente, retire da panela e coloque em um vasilha com água gelada. Em seguida, misture em uma vasilha a ricota com azeite, pimenta rosa, sal e pimenta-do-reino. Em outro recipiente, misture as 3 colheres de chá de azeite com o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta. Bata com um garfo até ficar cremoso. Organize as fatias de abobrinha e as folhas e regue com o molho e a ricota temperada.
achados culinários: as folhas novas, como o próprio nome já diz, são folhas que foram colhidas ainda jovens sem alcançar o seu estágio de maturação total. Em termos nutricionais, se assemelhariam aos brotos que por serem jovens concentram mais nutrientes que a hortaliça ou grão com maior tempo de solo. Além dessa vantagem, essas folhas possuem um sabor mais suave e são aceitas facilmente por pessoas com dificuldade para consumir salada. Nessa caixa temos folhas de beterraba, rúcula, agrião, alface e chicória. Aqui em Brasília eu já encontrei em dois lugares: no La Palma (405 Norte e 413 Sul) e no Tanaka (comercial da 303 do Sudoeste). Vale experimentar. E pra quem quer experimentar outros tipos, nesses dois locais é possível encontrar o mini-pé de alface roxa e de alface lisa! É um mimo só!
Quer outras receitas de carpaccio? Veja os links abaixo:


Rendez-vous sur Hellocoton !

Abobrinha à parmegiana

Oie… como estão minhas princesas???

Ai, eu estou tão feliz esses dias… não sei por que ainda, mas estou feliz purdimais.

A receita de hoje não tem receita… é o seguinte, sabe aquele prato que você prepara “no olho”? Aprendeu uma vez e nunca mais precisou de uma xícara ou colher pra medir ou de uma colinha da receita para olhar as vezes.. pois é… essa é a receita de hoje… e como eu sei que com a minha explicação muito singela talvez vocês não conseguissem acompanhar eu tirei algumas fotos do preparo para guiar vocês.

Ingredientes para 2 pessoas: 1 abobrinha italiana grande cortada em rodelas | tomate italiano cortado em rodelas + alguns cortados em cubos para o molho | farinha de trigo em quantidade suficiente para empanar as abobrinhas | sal, pimenta e azeite a gosto | ramos de manjericão | mussarela de búfala cortada em rodelas (eu comprei uma peça, cortei em fatias largas e cortei com um cortador redondo para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho das rodelas de tomate e abobrinha | alho a gosto | 1 cebola pequena… bem, acho que é isso! hahaha… Ah! ia esquecendo, precisa de parmesão ralado na hora para gratinar!!!!

Tempere a farinha com sal e pimenta e “empane” as rodelas de abobrinha

Doure as abobrinhas no azeite…

Prepare um molho de tomate, o melhor que você conhece (eu usei azeite, cebola, alho, tomate italiano picado e ½ lata de pomodoro pelati. Deixei cozinhar por uns 30min).

Montei a torre intercalando abobrinha, mussarela de búfala e tomate italiano (seria o certo, mas vejam que na foto ficou diferente!). Finquei um palito de churrasco no meio para segurar a torre e levei ao forno até que o parmesão gratinasse.

Fiquei de olho no molho…

E montei o prato desse jeito… molho por baixo e torre no centro!!! Muita atenção ao retirar as torres do forno, a mussarela pode derreter demais e a torre não se sustentar… arrume com jeitinho para não cair…

Gostaram???

Rendez-vous sur Hellocoton !

Cocotte de abobrinha

Meninas do meu Brasil e de além mar, nossa, como eu adoro viajar, adoro mesmo… mas, tem uma coisa q me deixa furiosa quando retorno pra casa é ter feito “a limpa” na minha geladeira para nada estragar e assim que eu ponho os pés em casa, a barriga começa a pedir uma comidinha caseira e já viu né??? Nada pra fazer… Eu e marido chegamos de viagem na quinta-feira a noite e graças a Deus temos um mercado na porta de casa, corremos até lá e compramos algumas coisinhas para nos salvar momentaneamente. E o almoço de sexta-feira ficou assim:


Ingredientes para duas pessoas: 1 abobrinha pequena | 5 tomates cereja vermelhos | 5 tomates cereja amarelos | 3-4 galhos de tomilho | suco de ½ laranja | 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico | 2 colheres de sopa de mussarela de búfala cortada em cubinhos | 2 dentes de alho | cebola, sal e pimenta a gosto | 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.

Modo de preparo: corte os legumes em cubinhos, disponha em uma cocotte média e acrescente os demais ingredientes misturando bem, por fim coloque os pedaços de mussarela de búfala. Leve ao forno por 40min. Sirva com peito de frango grelhado e arroz branco…

Não sabe fazer peito de frango grelhado??? Hmmm quer que eu ensine??? Manda ver no comentário aí… quem sabe eu penso no seu caso!!!! Cof cof… metida eu…

Rendez-vous sur Hellocoton !

Antepasto de abobrinha

Olá meus queridos,

Como foram de Natal??? Tudo ótimo??? Muitos presentes??? E pra mim, compraram oq??? Por aqui foi tudo relax… e falando em relax, que tal uma receitinha leve e saborosa depois de tanta comilança???

Ingredientes: 2 abobrinhas italianas picadas | 2 tomates italianos picados | ½ cebola pequena picada | 10 damascos picados | 1 colher de sopa de folhas de tomilho frescas | sal, pimenta do reino e azeite a gosto.

Modo de preparo: aqueça 1 copo de água e deixe os damascos picados de molho para hidratar. Em uma panela aquecida acrescente o azeite e refogue a cebola, quando estiver levemente dourada, adicione o tomate (de preferência sem pele e sem sementes) e refogue até murchar. Em seguida, acrescente a abobrinha e deixe cozinhar até que fiquem bem cozidas. Tempere com sal, pimenta do reino e o tomilho. Por fim, acrescente o damasco com o líquido, misture bem e deixe ferver até reduzir o caldo do damasco. Corrija o sal e o açúcar, desligue a panela e sirva com torradinhas.

Rendez-vous sur Hellocoton !